sexta-feira, 25 de julho de 2008

Onomatopeia advertente

Serve este pequeno post para informar os milhões de leitores deste famigerado blogue que a partir de hoje todos os textos nele apresentados usarão a grafia preconizada pelo Acordo Ortográfico de 1990. Razões pedagógicas prendem-se com esta decisão.

O Acordo tem os seus defeitos, pois que os tem, mas não tem mais que o seu irmão mais velho, nascido em 1945. O seu maior pecado é dizer-se uniformizador e depois não conseguir uniformizar coisa nenhuma: Querem um acento agudo? Então tomem lá um acento agudo! Querem um acento circunflexo? Então aqui o têm. São brasileiros? Então escrevam crise econômica! São portugueses? Então grafem crise económica! (A escolha deste exemplo é a minha contribuição política de hoje! Finalmente sou um bloguista de intervenção!)

E já nem falo nas regras para o uso do hífen... Só vos digo para terem medo e para evitarem tudo o que seja palavra hifenizada!

N.B.: Alguém notou diferença na grafia das palavras deste texto? Não? Então se calhar as diferenças não são assim tantas... Digo eu...

4 comentários:

Anónimo disse...

Mudaste para Times New Roman. Ou será Book Antiqua ? ou Bookman Old Style ??!! Qual delas, qual delas...?
Mas tu não me digas que o novo AC acabou com o Comic Sans MS, o Trebuchet MS, ou ainda com a grande amiga Tahoma....
Quem me tira estas, tira me a força da escrita...
Abaixo o AC de 1990 (feito por esse pau seco que só percebia de cimento e do euro); viva o AC de 1945. Mas Lá está esta minha veia obsessiva compulsiva de tendência fascizante.

tinyGod disse...

Sô Kerops,

Faz tempo que aguardava seu poste de intervenção pôlitica. Você é um cara que escreve corretamente e é marmelada ler seus textinhos. O escopo do seu blogue é sensacional e eu amo você.

tinyGod disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Keroppi disse...

bluenote: AC? Ar Condicionado? Se a onomatopeia é endemoninhada, ela transveste-se de vez em quando para revelar o demónio que há em si!

tinygod: Valeu! Cê quer ir tomar um chope na lanchonete?