sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Onomatopeia e-leitora

É um brinquedo, é um livro, é um leitor de música digital!

E já me pôs a ler três livros por semana quando até há pouco tempo andava a ler um livro por semestre!

invenções assim, que nos deixam bem-dispostos e mais letrados.

Agora, para ficar realmente em estado de exultação permanente, só falta que as editoras portuguesas comecem a disponibilizar livros em formato digital, seguindo o exemplo da maior parte das editoras inglesas e americanas.

Mas é provável que nesta gruta obscura do mundo ocidental tal não venha a acontecer num futuro próximo...

6 comentários:

Bruno disse...

Olá,
Também estava a pensar comprar um "brinquedo" desses... :-)
Que leitor acabaste por comprar? E tens tido alguns problemas com os formatos dos livros... a velha questão da compatibilidade de formatos?
Compraste cá ou foi on-line?

Keroppi disse...

Olá, Bruno!

Comprei um Bebook e até agora não tenho nenhuma falha importante a apontar. O formato mais problemático é, como seria de esperar, o pdf, mas este mês foi lançada uma atualização que já permite aumentar o tamanho do texto sem ter de usar o bebook na horizontal. De qualquer maneira, há vários programas gratuitos que permitem converter os pdf's noutros formatos mais ebook-friendly, como o epub e o mobi.

Claro que o maior problema em Portugal é mesmo a falta de títulos disponíveis em formato digital! Mas pode ser que, com as notícias que têm saído ultimamente sobre novos leitores digitais e sobre a adoção do formato epub pela Sony, as editoras em Portugal comecem a alterar alguma coisa... Wishful thinking!

O que vale é que a Internet é uma fonte quase-infinita de recursos! ;)

Bruno disse...

Olá, Keroppi

Obrigado pelas dicas! Tenho estado atendo a estas novidades do mercado de leitores de e-books mas é sempre bom ter algumas referências reais.
Vamos ver como o mercado vai evoluir.:-)

Bruno disse...

Olá, novamente
Desculpa estar a chatear, mas voltei a reler os comentários a alguns leitores, nomeadamente do Sony Reader e o Bebook, e fiquei com uma dúvida. Tendo em conta o preço mais baixo do sony reader e as opções técnicas e gráficas da touch edition, optas-te pelo Bebook por alguma razão. Escapou-me alguma coisa nas críticas?!
Obrigado

Keroppi disse...

Optei pelo Bebook porque era o que estava disponível na altura, apesar de gostar muito mais do design do da Sony. Além disso, o Bebook tem suporte (ou tinha, porque entretanto saíram dois novos modelos da Sony e não sei muito acerca das suas especificações)para a maior parte dos formatos. O preço na altura em que o comprei era o mesmo do da Sony, que entretanto baixou o preço dos seus leitores.

De qualquer maneira, os ecrãs dos leitores de ebooks são todos fabricados pela eInk, por isso a esse nível não há diferenças entre eles.

Acho que agora, se pudesse, comprava o da Sony, mas também estou muito satisfeito com o Bebook! :)

Bruno disse...

Obrigado! Vou continuar atento, mas pode que que até ao Natal me decida. :-)
De qualquer maneira caso encontre livros em suporte digitais digo alguma coisa.
Quando me decidir, pode ser que volte aqui para chatear novamente. :-)